2011/07/14

leituras

hoje gostaria de compartilhar convosco um bocadinho do livro que ando a ler. é do Antonio Muñoz Molina, chama-se Sefarad. é só para vos abrir o apetite.

"Às vezes, no decurso de uma viagem,  ouvem-se e contam-se histórias de viagens. Parece que na partida a recordação de viagens anteriores se torna mis nítida e que ouvimos e agradecemos mais as histórias que nos contam, parêntesis de valiosas palavras no interior do outro parêntesis temporal da viagem. Quem viaja pode permanecer num silêncio que será misterioso para os desconhecidos que se fixem nele, ou cede sem perigo à tentação de melhorar um episódio de vida ao contá-lo a alguém que nunca mais verá......
......
Nas viagens contam-se e escutam-se histórias de viagens. 'para onde quer que um homem vá, leva consigo a sua história', diz Galdós en 'Fortunata e Jacinta' . Mas eu, certas vezes observanddo  alguns viajantes que não falam com ningém, que ficam calados  e herméticos junto de mim no lugar do avião, pergunto-me que histórias saberão e não contam, que novelas cada um leva consigo, de que viagens vividas ou ouvidas ou imaginárias se estarão a lembrar enquanto viajam em silêncio a meu lado pouco antes de desaparecerem da minha vista, rostos que não serão recordados, bem como para eles, o meu.."  

luisa

1 comment:

Sofia Maul said...

tão verdadeiro....é uma das melhores coisas de viajar: as histórias que nos contam e as que vivemos para juntar ao nosso repertório..."parêntesis de valiosas palavras no interior do outro parêntesis temporal da viagem"

obrigada pela partilha Lu
bjñs com saudadinhas
Sof