2011/07/28

A taínha e a sardinha


Era uma vez uma taínha que tinha uma petulância extraordinária. Considerava-se muito superior aos outros peixes por ter um nome delicado, fino, um nome que era ele próprio como um diminuitivo, sem o ser. Foi procurar a sardinha, que estava na mesma situação, e convenceu-a a formarem um clube: O Clube dos Peixes Finos e Delicados. 
A sardinha concordou e achou bem que fosse um clube bastante exclusivo. No entanto  sugeriu que aceitassem também o salmonete e o lagostim que afinal estavam também numa situação semelhante. A taínha a princípio não quis aceitar. Então o salmonete não era diminuitivo de salmão? E o lagostim diminuitivo de lagosta? Mas teve de se render à evidência pois a sardinha demonstrou-lhe que o salmonete não era um salmão pequeno nem o lagostim era uma pequena lagosta. Aliás, ela própria, a sardinha, também não era simplesmente uma pequena sarda, mas sim um peixe diferente! 
Lá no fundo, a taínha não ficou muito convencida. Lá no fundo achava que só ela própria , taínha, deveria  ter o privilégio de ser membro do exclusivo Clube dos Peixes Finos e Delicados , mas lá no fundo - isto é no fundo do mar - também era chato ficar sozinha e portanto não disse nada e aceitou.
E passaram a reunir-se os quatro no seu clube em noites de lua cheia para partilharem piadas e maledicências sobre aqueles horrorosos peixes e animais marinhos que são uns brutamontes, sem qualquer finesse e têm nomes que são como aumentativos sem o serem, como o tubarão, o mexilhão, o biqueirão ou o lingueirão, que toscos!




luísa

2 comments:

Sofia Maul said...

Que maravilha! Só faltava mesmo juntar-se ao clube o elegante cavalo-marinho! hihihihi
adorei Lu!
Esse mar dos Algarves é deveras inspirador! bjñs

António Gouveia said...

Muito giro :)

Bjs